Ensino Médio Inovador



    O projeto “Ensino Médio Inovador”, tem por objetivo, garantir o acesso à educação de qualidade, implantar a universalização de uma aprendizagem significativa para estudantes do ensino médio, visando uma Reestruturação Curricular compatível com os anseios da comunidade escolar em que o aluno está inserido, bem como obter apóio técnico e financeiro para realizar as ações desenvolvidas pela escola.

    Em nossa comunidade os espaços reservados à cultura e lazer são insuficientes frente à demanda. A escola é um local identificado como ponto de referência, pois ainda é um espaço privilegiado, onde as famílias e a comunidade podem confiar seus filhos e ter certeza de que o processo educativo se faz presente. Ultimamente vem se observando que diversas formas de prazer imediato como a televisão, celular, videogame, internet estão fazendo com que nossos jovens busquem informações equivocadas, indesejadas e não confiáveis.
    A necessidade de oferecer aos alunos, alternativas mais eficientes e estimuladoras são urgentes. Neste contexto, se insere a necessidade de locais e formas mais adequadas de ocupar espaços e instituir abordagem educacional que direcione a esses jovens uma perspectiva diferenciada para formação cultural, socialização, humanização e superação das dificuldades freqüentes nesta comunidade escolar. Como a escola está localizada em área de grande vulnerabilidade, diversos problemas surgem e afetam diretamente. Podemos citar alguns problemas mais frequentes como: baixa autoestima, indisciplina, violência, degradação de patrimônio institucional, desrespeito com colegas, bullying entre outros.
    Diante desse cenário o projeto “Ensino Médio Inovador”, traz em si uma alternativa capaz de proporcionar a socialização, suporte ensino/aprendizagem, superação de preconceitos e condição social, despertar da valorização do ambiente escolar, melhoria das relações interpessoais de forma prazerosa e lúdica, criando uma imagem de pertencimento à comunidade escolar, e consequentemente melhorando o desempenho escolar. Esperamos deste projeto, que se faça presente a ética, liberdade de expressão e que os espaços no ambiente escolar sejam democráticos, justos e que realmente sejam a escola que queremos ter. 

Objetivos específicos:

  • Promover na escola pública um espaço de educação integral, criando alternativas educativas que provoquem o gosto pela cultura, arte, percepção auditiva, sensibilidade, espírito de observação, busca por alternativas decorrentes da falta de oportunidade.
  • Oferecer ao aluno a escolha de 20% da carga horária dentro das atividades oferecidas pela escola.
  •   Aumentar o tempo em que o aluno permanece na escola gradativamente e em tempo integral.
  • Melhorar índices escolares, ampliar espaços educativos com objetivo de ampliar o número de alunos com ingresso no nível superior.
  • Valorizar a leitura, bem como garantir formação cultural ao aluno por meio de práticas de laboratório, oficinas, aliando teoria e prática nas aulas de diversas disciplinas como ciências, matemática, produção artística e atividades esportivas.
  • Fomentar comunicação, uso de mídias e cultura digital.
  • Promover a participação de alunos no ENEM e vestibulares.
  • Proporcionar construção de conhecimentos que serão úteis não só durante a vida escolar mas cotidianamente na vida social e profissional.
  • Agir em prol da mudança comportamental, despertando responsabilidade, ética e cidadania.
  • Disseminar prática de leitura, oratória, além de enriquecer vocabulário e ampliar desenvolvimento cognitivo.
  • Desenvolver senso crítico e de responsabilidade social.
  • Elevar autoestima de alunos em situação de fragilidade social.
  • Desenvolver trabalhos coletivos.
  • Propiciar momentos lúdicos que estimulem pesquisa, percepção auditiva e visual.
  • Desenvolver valores voltados às questões ambientais e hábitos saudáveis,
  • Criar oportunidades de cultura e lazer diminuindo o tempo ocioso.
  • Criar vínculo entre a escola e comunidade para melhorar imagem da escola .
  • Conscientizar alunos sobre problema da depredação do patrimônio público, preconceito, bullying e indisciplina no ambiente escolar.
  • Desenvolver habilidades no manuseio e criação de vídeos, trilhas sonoras, roteiros, produções cinematográficas e fotográficas.
  • Refletir sobre avanços tecnológicos e suas influências no mundo atual.
  • Desenvolver identidade profissional e aptidões voltadas para artes e cultura.
  • Oferecer oportunidades para os alunos de alterar suas próprias vidas na medida em que fazem suas escolhas acertadas.